25/11/10

Como montar um portfólio e dicas de scrapbook

Oi, pessoal! Este será um post pouco convencional para o mundo scrapístico , adoro unir o útil ao agradável e utilizo muitas técnicas de scrapbook no meu trabalho sempre que posso e graças a isso recebo muitas encomendas de cadernos, capas e portfólios, (entrego via Sedex) o que chamo de scrapescola. Por isso, analisando as entradas no meu blog percebo que muita gente procura por capas de portfólio e afins. Dia desses recebi um e-mail assim:

"Olá Jaque?
Estava na net procurando alguém com experiência em portfólio e ammmeeei seu trabalho e percebi que finalmente havia encontrado alguém que pudesse me ajudar. Você pode?!
Eu gostaria de montar um portfólio sobre um projeto que desenvolvi com a minha turma de Educação Infantil mas não sei os passos corretos a seguir. Aqui vai algumas dúvidas:
1- Como iniciar? Como deverá ser a apresentação ( justificativa, metdologia etc)?
2- Que material utilizar? Há alguma pasta própria para este tipo de trabalho?
3- Deverá ter uma grande quantidade de fotos?
4- Para cada foto deverá ter um registro digitado?
Por favor me ajuda!! Grata desde já por sua atenção, MARI de FLORIANÓPOLIS."
Pensando em dúvidas como esta, resolvi postar algumas dicas de como montar um portfólio:
O portfólio é a apresentação de um trabalho ou projeto de modo detalhado com fundamentação teórica e evidências (fotos, documentos e outros registros no caso de escolas, atividades de alunos). Normalmente os passos são:
a) identificação (nome, o seu endereço, público alvo, período...)
b) apresentação (qual o tema?)
c) justificativa( Qual necessidade foi percebida para desenvolver o projeto?)
d) objetivos;
e) desenvolvimento (atividades);
f) metodologia;
g) avaliação e conclusão (os resultados);
h) as fotos são as evidências e podem ser identificadas por grupos.
Meu trabalho é organizar todos estes dados , ou seja, dar forma ao conteúdo, afinal, uma boa apresentação é tão importante quanto um bom projeto acredito que abre portas. O último que fiz foi em causa própria para apresentar meu projeto "Leitor Arteiro" na Secretaria da Educação de Barueri participei Prêmio Professor Giz de Ouro e fui homenageada (ressalva: todos os classificados deveriam se premiados mas valeu o reconhecimento ) Fotos do portfólio:
Capa (Letras de alfabetos variados, shaker box, tinta, Papéis October afternoon...)
Apresentação teórica com detalhes em scrap:

Páginas de apresentação de atividades: O portfólio é temático e como era um trabalho envolvendo leitura e arte usei muita tinta para destacar cada item do trabalho.
Páginas de evidências: alunos trabalhando, coleta de informações e telas pintadas pelas crianças:



Minhas páginas explicativas sobre as atividades:



O portfólio em versão CD combinando com o álbum:
Na semana passada entreguei uma capa de portfólio em CD para uma colega de escola e ficou assim:
Mais um pedido de ontem para hoje e foto tirada à noite simples mas um cuidado na apresentação desperta a curiosidade de saber o há no conteúdo também um pequeno detalhe faz uma grande diferença. Até a próxima com muito scrap prometo. Beijos e sucesso sempre.

3 comentários:

Elaine Marrero 25/11/10 19:21  

Oi Jaque
Os portfólios por si só ja são um material muito bacana para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e as atividades propostas, mas juntando tudo isso ao scrap fica melhor ainda
Este está lindoooooooooo
Parabéns
Beijoooooooooooo

Mirian,  25/11/10 21:56  

Reconhecimento financeiro é seeeemmmprrrreeeee melhor, ne?!? Mas aceite meus humildes parabéns de reconhecimento...rsss.. minha querida... Mirian

Sonia 29/03/13 18:17  

Olá! Adorei suas idéias! Vou usar!!! Bjs e Feliz Páscoa!
Sonia