29/03/15

Portfólio - Procura-se um publicitário: recompensa à vida - Parte I

Oi gente! Seeeennnnta que o post é longo! Esse é mais um post da série os queridinhos porque os portfólios segundo estatísticas são os mais procurados por aqui!
E foi em um destes posts que a professora Janaína me encontrou, contatou-me por e-mail contando sobre um projeto que estava desenvolvendo e que gostaria de registrá-lo em portfólio.
O segredo de um bom portfólio de projetos, é acertar forma e conteúdo, ou seja, não adianta o portfólio ser lindo, maravilhoso, cheio de frufru e não ter um bom projeto, boas experiências, envolvimento das crianças, clareza de objetos de ensino e  aprendizagens, como desenvolvê-las,  bem como um projeto com todas essas características e registrado sem capricho provavelmente não será visto com o valor que deveria. Sinceramente quem não enche os olhos com lindezas? Quem não tem vontade de abrir aquele fichário ou caderno fofo cheio de riqueza de detalhes para saber qual o conteúdo que há nele?
Foi essa parceria que eu (professora, blogueira, scrapper) e a professora Janaína Casimiro Lima (dedicada, criativa, dinâmica e brilhante)   realizamos para a construção deste portfólio.
O projeto intitulado "Procura-se um publicitário: recompensa à vida" transformou a sala de aula do 5º ano da professora Janaína  na EMEF Maria Fernandes de Oliveira de Santana de Parnaíba - São Paulo em uma agência publicitária com a conta dos quatro elementos da natureza divulgando a importância de preservá-los  a partir do  texto publicitário e seus suportes: folders, cartazes, folhetos, outdoors  e ações de marketing como manifestações, caminhadas, envolvimento da família e pondo a mão na massa também! A CMF Viagens foi um sucesso!
De posse dessas informações obtidas por  diálogos constantes com a professora para não perdermos o alinhamento forma e conteúdo combinamos que a base para o portfólio seria um álbum 30x 30 cm encadernado em espiral eis a capa:

Usei o papel com círculos, pois o mundo da criação e das ideias não param! O avião é um dos símbolos da agência, então, coloquei-o levando parte do título do projeto tudo cortado na Silhouette (avião e texto).
O saker box sempre encanta pelo movimento neste da capa, usei  pequenas miçangas com cores que rementem aos quatro elementos da natureza terra, fogo, água e ar:
O desenho no fundo do saker box, é o logotipo da agência que foi desenhado por uma das alunas e utilizado várias vezes no portfólio por ser o logo da agência e para valorizar o trabalho das crianças sempre!
A todo momento busquei usar elementos do mundo publicitário, portanto, o marca páginas não poderia ser outro uma lâmpada que acende de verdade símbolo do mundo das ideias:
Espiral com miçangas sempre faz sucesso! Todo mundo quer tocar:
Foram 110 páginas e o portfólio ficou assim pronto:
A professora também encomendou uma caixa para guardar o portfólio a tampa ficou assim:
 
 Em detalhes... A lupa procurando o publicitário pelo mundo (globo terrestre embaixo):
 A ampulheta móvel simbolizando a urgência de cuidar do meio ambiente (essa é o vira-tempo do Harry Potter) olha o tempo passando:

 O publicitário representado pela lâmpada que acende cuidando dos quatro elementos da natureza:
Nas laterais da caixa, usei partes do mapa mundi e o avião símbolo da agência que voa para todos os cantos protegendo a vida. Vista das quatro laterais da caixa (mapas cortados na Silhouette):
 
Página de apresentação:
Página de apresentação dos publicitários e briefing (página para colocar o corpus do projeto em disco vinil):

Página de abertura apresentando o desenvolvimento do projeto:
Detalhe do mapa Mundi cortado na Silhouette e slogan da agência:
Cada ação idealizada pela professora, tem uma página de abertura com o título das atividades desenvolvidas. Usei  recorte na Silhouette (títulos, avião, máquina de escrever, casa e família), papéis e temas em harmonia com as ações da professora e sua turma:

 



 

 

Nesta última usei saker box também que tem por ter um efeito bem bacana como movimento das lantejoulas detalhe:
Ao lado de cada página de abertura, a professora colocou os relatos de cada ação proposta e sua avalição sobre as atividades desenvolvidas. Depois, foi colocando as evidências: fotos das ações, depoimento de familiares, atividades das crianças. Para tanto, fiz folhas de registros decoradas com espaço livre para ela colocar os registros da maneira que achasse melhor:









Quer ver outras páginas do portfólio e o resultado deste projeto?
No próximo post!
Obrigada pela visita. Beijos e até já!

0 comentários: