29/03/16

Portfólio do Projeto - Cozinha em ebulição: um conto mágico na alfabetização

Oi gente! De volta a este bloguitcho que eu gosto tanto para contar sobre um portfólio  que eu amei fazer!
Mais uma parceria com a professora Janaína Casimiro Lima da EMEF Maria Fernandes de Oliveira de Santana de Parnaíba - São Paulo.
Em 2014 organizei o portfólio do projeto intitulado "Procura-se um publicitário: recompensa à vida" no qual a professora transformou a sala de aula do 5º ano  em uma agência publicitária com a conta dos quatro elementos da natureza divulgando a importância de preservá-los informações aqui, aqui e aqui. A professora foi premiada em   primeiro lugar do município no Prêmio Professor Destaque 2014 com este projeto.
Novo ano, novas propostas! Desta vez para encantar as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, a professora realizou com sua turma em 2015 o projeto "Cozinha em ebulição: um conto mágico na alfabetização" que envolveu contos de fadas entre outros gêneros textuais e culinária.
O portfólio completo têm 88 páginas num álbum de capa de couro marrom pespontado. As páginas foram decoradas de acordo com os contos e livros trabalhados pela professora.
Com as páginas em mãos, a professora organiza fotos e registros das crianças que evidenciam as atividades desenvolvidas. Meu trabalho é deixar o suporte com a cara do projeto.
Bora ver algumas páginas?
Branca de Neve e os sete anões usei background da papéis TEC:











Detalhes: título cortado na Silhouette, espelho em acrílico da Arte.1

Dica: A Branca de Neve e os anões bem como os adesivos são de artigos para decorar festas!



















Nas páginas seguintes, a divertida lengalenga do livro Chá das dez  de Celso Sisto. Para este tema usei papel kraft no background e papéis da coleção Sweet Tooth da BoBunny para compor o tema além de pérolas, flores e toalha de papel rendado de armarinhos tudo para remeter a um delicioso e caprichado chá:


Nas páginas para as atividades com o livro Colcha de retalhos, usei: título American Crafts, barbante retalhos de papéis variados, agulha, linha, botões, muita costura à máquina e costura com gabarito:








Detalhes das páginas do conto A galinha Ruiva composta com toalhinhas rendadas de papel, papéis para arte francesa da Litoarte o papel do  background é da October Afternoon:

 Para o conto João e Maria muitas delícias ! Aqui usei adesivos TEC, impressão em papel fotográfico para as personagens e mais uma dica o cupcake é um convite de festa o pacote vem com 10, então de para usar em várias páginas:
Páginas extras mais cupcake, título na Silhouette e papel da coleção Na cozinha da Oficina de Papel:



Para as atividades das crianças, a cesta de piquenique ficou perfeita! Além das atividades colocamos também um rolo de macarrão com descrições de cada atividade do projeto. Frutas, toalhinhas e flores completam a composição temática:



Contamos com a parceria da Rose Ramos da Pontinhos de Carinho para fazer as personagens de feltro um capricho só! Na página dela no Facebook há outras lindezas feitas por ela link aqui. Além da Chapeuzinho e do lobo a Rose fez também a Branca de Neve, frutas e doces do báu. Finalizei o baú que guarda o portfólio com a maçã, o espelho dourado e o título cortado na Silhouette:










As páginas finais para manter o tema cozinha, fiz com toalhas rendadas, potinhos com receita de amor de papel, colherzinhas, fitas papel chevron TEC, receita linda  da coleção Na cozinha - Oficina de Papel, para registrar com carinho os momentos da Premiação do Professor Destaque:

Mais uma vez o trabalho da professora Janaína reconhecido:
É muito gratificante de alguma forma participar deste projeto que promoveu a aprendizagem de maneira tão prazerosa e rica!
Já disse uma vez e repito  o segredo de um bom portfólio de projetos, é acertar forma e conteúdo, ou seja, não adianta o portfólio ser lindo, maravilhoso, cheio de frufru e não ter um bom projeto, boas experiências, envolvimento das crianças, clareza de objetos de ensino e  aprendizagens e como desenvolvê-los.
Um portfólio bem elaborado e caprichado é uma apresentação que  evidencia um bom  trabalho  a visibilidade é outra!
Parabenizo a professora Janaína pela dedicação, empenho e por mais um prêmio tão merecido!
À todos que sempre passam por aqui obrigada pela visita! Beijos e sucesso sempre!

0 comentários: